terça-feira, 26 de junho de 2007

Atividade Proa 17 -16

Relatório Individual Parcial sobre as atividades desenvolvidas

Até o momento, estou me familiarizando com o software Basecamp.
A ferramenta Basecamp permite a administração de ambientes colaborativos ou cooperativos de aprendizagem, que se referem aos espaços virtuais em que diferentes usuários participam, colaboram ou cooperam para produzir projetos/trabalhos, que seguem objetivos comuns. Com Basecamp é possível visualizar e compartilhar arquivos através de recursos de agregação. A mesma possibilita a listagem de atividades e de seus respectivos responsáveis; permite a verificação das tarefas efetuadas pelos colaboradores, o tempo que cada um dispendeu para executa-las, as datas em que foram executadas, as atividades que ainda precisam ser concluídas e os prazos previstos para sua conclusão. Além disto, utilizam placas de mensagens que permitem a comunicação entre os colaboradores, os quais podem postar comentários e dar feedbacks aos colegas sobre o percurso atual do trabalho e sobre novas diretrizes de ação. De acordo com isto, os integrantes do grupo de trabalho possuem visão geral sobre o desenvolvimento das atividades, e melhor organizar-se para atingir seus objetivos comuns.
A coordenadora do grupo, Beatriz, dividiu as tarefas entre os integrantes da equipe, atribuindo a mim, a imcubência de pesquisar e fazer o relato sobre os pressupostos teóricos. Tive dificuldade de encontrar materiais que dessem suporte à mesma, mas ao final de minhas investigações, consegui fazer a relação entre pressupostos teóricos e o recurso em questão, pesquisando e explorando sites que falavam sobre ambiente colaborativo, uma vez que Basecamp está dentro deste contexto. No final de semana, mais precisamente no sábado, havia construído um texto, mas só pude postá-lo na segunda à tarde, pois perdi a conexão de internet do computador de minha casa. Neste sentido, tive pouca chance de conhecer mais profundamente sobre o funcionamento da Basecamp. Com relação às visitas aos blogs de colegas, focalizei mais os conteúdos das postagens, sem me ater muito aos aspectos visuais e técnicos e geralmente fiz comentários que levassem à reflexão sobre as novas atividades em grupo. Ainda não recebi respostas de algumas colegas sobre os meus questionamentos. Não sei se por falta de tempo, ou por que não foram tão significativos para os mesmas.
A coordenadora do grupo, Beatriz está contribuindo bastante para a organização de nosso trabalho, dando sugestões sobre diretrizes das atividades e fontes de pesquisa, o que tem facilitado a minha participação e envolvimento.


2 comentários:

Beatriz disse...

Elke, acrescenta mais coisas na postagem do relatório geral do grupo, no nosso blog colaborativo. Lendo teu relatório individual, acho que podes acrescentar mais.

Elke disse...

Valeu a dica, Beatriz. Vou ver o que posso acrescentar.