terça-feira, 5 de junho de 2007

Atividade - Proa 17 - 3



Reflexões sobre as atividades da primeira semana

As atividades realizadas até então, contribuíram para o conhecimento de novas possibilidades do uso do Blog. O texto Mapeando Caminhos de autoria e autonomia..., apenas consolidou os conhecimentos prévios acerca dos Weblogs, contendo poucas informações novas para mim. No entanto, um ponto levantado pelo autor, que me chamou atenção, e que desconhecia, é de que no Brasil, existem poucas iniciativas do uso do Blog em projetos educacionais. O fato me surpreendeu, por fazer parte de uma realidade diferente, haja vista, que nas escolas municipais de Florianópolis, o blog é uma ferramenta já bastante utilizada em projetos desenvolvidos junto às salas informatizadas desta unidades educativas.
Por outro lado, considero a visita aos blogs muito enriquecedora, pois observei recursos tecnológicos diversificados que facilitam o intercâmbio de idéias entre o autor do blog e seus convidados, como por exemplo, os diferentes tipos de murais de recados, os programas de mensagens de voz e mensagens instantânea.
Além disto, pude observar a riqueza dos trabalhos educativos que contemplam a interdisciplinaridade, a participação ativa de alunos, e a interação com pessoas do mundo inteiro.
Nos blogs onde realizei comentários, além de contribuições pessoais, solicitei aos seus autores, tutoriais sobre as ferramentas que utilizaram em seus ambientes virtuais, para aprender e aperfeiçoar ainda mais o meu blog, para depois, é claro, socializar com meus colegas de curso, trabalho, e principalmente, com os alunos, (neste caso, quando a sala voltar a funcionar normalmente, com as turmas).

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Elke

No texto da atividade, fizemos referência à data do meu texto sobre os blogs. Ele é um capítulo de minha dissertação defendida em julho de 2004. Na atividade, dizemos:

Desde 2004, ano da elaboração deste texto, a web e a blogosfera vêm passando por inúmeras transformações. Compare as informações sobre os blogs apuradas em 2003/2004 com o que dispomos atualmente, em 2007: ... segue gráfico, etc

A idéia era justamente estabelecer esta comparação e verificar o espantoso crescimento da blogosfera desde 2004, ano que para mim foi o início deste crescimento diferenciado.