segunda-feira, 4 de junho de 2007

Atividade Proa 17-1

Reflexões sobre o texto: "mapeando caminhos e autonomia: a inserção das teconologias..."

De acordo com Gutierrez, os weblogs referem-se a publicações on line, e diferenciam-se dos sites por serem fáceis de serem criados, editados e publicados. Para que usuário possa utilizar o ambiente de criação, edição e publicação de blogs, basta que o mesmo se cadastre em um serviço de weblog (blogger, weblogger, por exemplo), criando uma conta, que imprescindirá de um login, e uma senha. Neste processo de cadastramento, o usuário também criará o nome de exibição na web, assim como o seu endereço virtual de acesso.
Originalmente os weblogs caracterizam-se, por:
- “serem páginas editadas por uma só pessoa, e eventualmente por convidados”;
- possuírem hipertextos, com links para outros textos;
- utilizarem textos sucintos que permitem o acesso público e gratuito;
- possibilitarem a postagem de comentários;
- serem atualizados constantemente;
- terem postagens em ordem cronológica decrescente;
- possibilitarem a interação com outras postagens do mesmo blog;
- permitirem a interligação com outros blogs, etc.
A administração de weblogs é bastante simples, pois apresenta comandos semelhantes aos editores de textos, sendo possível escrever, formatar letras e parágrafos, corrigir, inserir fotos e publicar as produções efetuadas. Caso o usuário, deseje desfazer-se de uma postagem, após a sua publicação, pode deletá-la.
O autor do blog tem a liberdade para modificar a sua configuração original, tais como, nome, descrição das informações, endereço, publicação, template (visual da página), etc.
Os weblogs vem sendo utilizados por milhões de pessoas do mundo inteiro, tornando-se um ambiente interativo, para troca de experiências e conhecimentos. Existem diferentes tipos de blogs, que servem para diferentes interesses, tais como: relatos pessoais, diários de pesquisa, ambientes colaborativos e educativos, etc.
Os weblogs estão cada vez mais sendo utilizados em projetos educacionais. Conforme Gutierrez, no Brasil esta iniciativa ainda é bastante tímida.
No entanto, aponta para as possibilidades do uso do weblog na educação, enfatizando sua importância no processo de construção do conhecimento. Para a autora, os projetos educacionais que incluem a utilização deste aplicativo, podem abrir espaço para o “exercício da expressão escrita, artística, hipertextual.” Possibilitam o exercício da “autoria” e “co autoria”, pois ao usuário é permitido a construção própria de conhecimentos, com a coordenação das idéias advindas de feedback realizadas por visitantes. É possível voltar as produções originais, refletir criticamente sobre as mesmas, re-interpretá-las e reelaborá-las.
As escolas municipais de Florianópolis tem utilizado os blogs como ferramentas educativas. Os alunos tem criado blogs, não somente para fazer seus diários pessoais, como também, para elaborar seus conhecimentos acerca de temáticas educativas. As salas informatizadas destas escolas também tem seus weblogs, e neles são postadas as atividades desenvolvidas, junto a estes ambientes de aprendizagem, com o objetivo de efetuar o registro e a divulgação de todo o trabalho realizado, e de possibilitar a socialização de práticas, idéias, e descobertas sobre o uso educativo das ferramentas tecnológicas.
Ver: http://www.pmf.sc.gov.br/nte/escolas_atendidas.html
O blog da sala informatizada (S.I.) de nossa escola contempla, por exemplo, tutoriais sobre bubble share e configuração de template; descrição de um projeto, em parceria com a biblioteca, que utiliza diferentes recursos e ambientes de aprendizagens. Como, neste momento, não estou atendendo alunos, utilizo o tempo disponível para atualizar, website da escola, weblog da S.I., aprender sobre as diferentes ferramentas, e muitas outras atividades.
Se preferir, acesse diretamente nosso blog: http://siantoniopaschoal.weblogger.terra.com.br

Um comentário:

Fátima Franco disse...

Olá,Elke:
obrigada por sua visita ao blog Leitura e pelo seu comentário.
Bom trabalho para você , aí no curso.
Abs