segunda-feira, 4 de junho de 2007

Atividade Proa 17-2

Refletindo sobre os blogs educacionais

http://blogosferamarli.blogspot.com/
O blog blogosferamarli apresenta na configuração do perfil, uma janela para a realização de recados; outra, para os arquivos, os quais são registrados cronologicamente, bubble share. Contudo, ela utiliza outras ferramentas que enriquecem o blog, permitindo a comunicação e socialização das informações: sala chat, janela pop up contendo sugestões de sites e outra contendo o código html para o visitante fazer link em seu blog.
Na primeira página do blog, são postados textos sobre a tecnologia educacional, como por exemplo, o intitulado:"Para ler, pensar e discutir" contendo reflexões sobre a resistência dos professores em incluir os recursos tecnológicos na sua prática cotidiana. A autora sugere algumas formas de sensibilização dos educadores, mostrando que a importância de solicitar o apoio dos “desbravadores da tecnologia”, ou seja, aqueles que possuem interesse em descobrir e explorar os recursos disponíveis e estão dispostos a ensinar o uso das ferramentas. Nós, coordenadores de sala informatizada, somos citados como exemplos de mediadores entre as pessoas e as máquinas, e somos chamados a realizar este trabalho de integração! A autora do blog ainda destaca a divulgação dos projetos educativos que contemplam o uso das ferramentas tecnológicas como outra iniciativa importante para o processo de sensibilização dos professores. “Não há nada mais significativo que ver o resultado de um trabalho de qualidade, que contou com o empenho de professores e alunos.”
Na parte superior do blog, há vários links para os seus projetos.
Um deles é Vidas Secas da ficção à realidade, desenvolvido com a turma de 8a série, que tem como foco de estudo as obras literárias.. Observei uma série de comentários dos alunos sobre o trabalho literário, e percebi o interesse e engajamento dos mesmos com o uso do blog educativo, principalmente com relação à troca de informações e conhecimentos efetuado por meio do chat, criado no próprio blog. O blog é permeado por diversos links, tanto no meio dos hipertextos, como na parte do perfil..
Os blogs dos alunos estão linkados no perfil. No blog das alunas Sheila e Sinara, foi postado um texto, onde as mesmas reescreverem a história Patinho Feio. Produziram uma versão contemporânea da história, em resposta a um desafio lançado por um escritor de Porto Alegre, chamado Marcelo Spalding.







Mural de recados do Blog da Marli.
Os visitantes preenchem os campos solicitados, colocando nomes, endereços de sites e e-mail.
A disposição das mensagens é controlada pelo próprio programa, sendo que a última postagem aparecerá na janela, no topo do mural. Você pode ler as mensagens, clicando na barra de rolagem!





http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/

Autora: Leonor Cordeiro

O blog Mundo encantado de Cecília Meirelles apresenta:
-confusão na identificação do perfil e do corpo do blog (posts). a organização do layout do blog no Mozilla Firefox dificulta a leitura do material postado;
- no lado direito estão dispostos fotos, gifs, poesias, entrevista com Cecília Meirelles, considerações da autora sobre o blog, mas não há links;
-no lado esquerdo encontram-se poesias, links de sites educativos voltados para o público infantil e para professores, falas da escritora, convites a participar do blog com poesias, desenhos, e das atividades sugeridas;
-pouco espaço para a interação direta com os convidados.
A autora é que seleciona o material enviado, por e-mail que será postado, mas o próprio convidado não pode inserir diretamente suas contribuições. Não há coments, somente o endereço de e-mail da autora do blog: leonor_cordeiro@uol.com.br..
-disponibilidade dos códigos html para que o convidado faça um link no seu blog com o blog de Cecília Meirelles;

http://palavraaberta.blogspot.com


Autora:
Gládis

O blog palavra aberta apresenta:
-um relógio, permitindo que você identifique exatamente o horário que acessou o blog;
- sala de bate papo;
-espaço para o visitante postar textos;
-fórum;
-espaço para mensagens instantâneas;
-espaço para mensagens de voz;
-mural de recados, diferente do blog da Marli;
-videos you tube;
-inúmeros links para outros blogs e sites, grande parte é educacional;
-conteúdo voltado para a consciência ecológica;
O espaço para a interação entre o autor do blog e seus convidados ou visitantes é ampla, o que torna o blog, um ambiente mais colaborativo.



Mural de Recados do Blog da Gládis.
A disposição das mensagens é realizada pelos próprios visitantes, que as arrastam para onde desejarem. Existe um tutorial à esquerda da página, explicando como inserir os recados. É preciso clicar em um quadradinho amarelo, na barra superior da página, em seguida, clicar duas vezes dentro dele para escrever, depois é só salvar o recado, clicando em um disquete no canto esquerdo e superior da página de murais.






Vivência Pedagógica - ampliando os horizontes na Educação

Neste espaço, o que me chamou a atenção foi o relato de Mary, criadora ou administradora do blog, sobre o desenvolvimento do trabalho de Suzana Gutierrez, na disciplina Blogs na Educação. A mesma valoriza os blogs educacionais dos alunos do curso de Pós Graduação na UFRGS, encorajando educadores a acessarem estes blogs, em virtude da riqueza das produções que enfatizam o uso de diferentes ferramentas tecnológicas, tais como:
Mary se refere às 44 alunas da turma A que iniciaram antes de nós, turma B. Será que a turma B também será citada no Blog Vivência Pedagógica? Espero que sim, e que possamos contribuir efetivamente para o processo de construção dos conhecimentos com referência ao uso dos recursos tecnológicos na educação.

3 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Oi Elke

Agradeço a visita e por ter selecionado meu blog como objeto de estudo. Fico feliz com sua contribuição, enriquecendo um pouco mais as discussões sobre o uso das tecnologias na educação.Espero que tenhas aproveitado e volte sempre. Abraço!

Iris disse...

Olá, Elke

Começaste bem, fazendo análises criteriosas dos espaços visitados. Vamos concluir?
Abra@os, Iris

Suzana Gutierrez disse...

Oi Elke

Vi (pelo bloglines!) que complementastes hoje esta postagem. Avançastes bastante na análise dos blogs visitados.

Porém, te solicito que consideres a nossa orientação (aviso de 10/6) no blog da disciplina sobre a edição das postagens:

"5 - Atividades corrigidas ou refeitas:

Solicitamos que editem as postagens apenas para corrigir algum erro pequeno. Para refazer, postem novamente e digam que estão refazendo. Não deletem as postagens originais, mesmo que estejam incompletas ou que contenham alguma incorreção. Deste modo, o blog guardará todo o processo de construção de vocês.
O Bloglines registra as datas reais de postagem e de atualização de postagem. Mesmo para postagens nas quais esta data foi alterada pelo autor. Assim, sabemos sem erro em que dia foi feita a atividade e em que dia foi editada e refeita. Porém, segue a nossa solicitação inicial de evitar a edição."


Espero que estas visitas tenham sido importantes na tua formação. Os 'visitados' já estão vindo retribuir e isso forma a rede !

abraço!